Karatê

A palavra “Karate” é uma combinação de dois kanji (caracteres chineses):

1- (Kara) significa “vazio”

2- (Te) significa “mão”

Karate significa “mão vazia”, ​​o que significa que alguém que é treinado em Karate pode se defender sem usar armas.

O “Kara” é o menos sutil e o mais direto, através da prática do karatê, são aprendidas técnicas de defesa pessoal, onde não são necessárias armas, além das mãos, pés ou outras partes do corpo e envolve treinamento mental e físico. 

O Karate foi formalizado em Okinawa no século XVII e popularizado no Japão por volta de 1920. Em 1922, o Ministério da Educação japonês convidou Gichin Funakoshi a Tóquio para dar uma demonstração de karatê.

Gichin Funakoshi mudou o primeiro caractere de chinês para “Vazio”, formando assim o termo moderno para Karate – mãos vazias.

A palavra “vazio” pode ser interpretada em dois níveis: um como significando sem armas e outro mais profundo significando o ensinamento fundamental do Zen: esvazie-se para alcançar a unidade com o todo.

Karatê-Do

O Mestre Funakoshi também cunhou o termo “ Karate-Do ”, que significa “O Caminho do Karate”. A vida deste homem gentil e modesto foi guiada pelo princípio de que o karatê é um meio de aperfeiçoar e fortalecer o caráter humano.

Acrescentar o sufixo “Do” significando “caminho” ou seja, karate-do, implica o karate como um modo de vida total que vai muito além das aplicações de autodefesa. No karate-do tradicional, sempre temos em mente que o verdadeiro oponente é nós mesmos.

O aspecto “Do” acontece nos dojos, em geral. Se a motivação para o seu treinamento é melhorar a saúde, melhorar o foco, melhorar a síntese do corpo e da mente, melhorar a capacidade de autodefesa e você planeja continuar praticando como parte de sua vida por um período indefinido de tempo, você está praticando um “ Do”.

 

Karate pode ser descrito como um curso estético de autodisciplina, levando à iluminação. Literalmente, Karate-do é o caminho da mão vazia. Isso inclui a noção filosófica de “esvaziar-se” de motivos impróprios; não apenas lutando sem armas.

Os princípios do treinamento vão além da técnica e podem ser aplicados à vida cotidiana. O treinamento de karatê envolve instrução em filosofia. Espera-se que os alunos aprendam os princípios filosóficos subjacentes através de muito trabalho e muita prática. Seguindo as instruções técnicas dos instrutores, o karate-ka desenvolverá uma compreensão profunda dos aspectos técnicos e filosóficos do karate e, eventualmente, a mente e a técnica se tornarão uma coisa só no verdadeiro karate-do.

Karatê Tradicional

 

No “karate tradicional” focamos na disciplina, respeito, estilo formal de treinamento e aprendemos sobre a filosofia por trás da arte. A autoconfiança, a autodisciplina e o autocontrole que uma criança desenvolve hoje determinarão em grande parte seu nível de felicidade e sucesso como adulto. O autêntico karatê japonês pode ajudar seu filho a desenvolver essas qualidades e muito mais. Pode contribuir para um melhor comportamento de uma criança, habilidades de escuta, ambição e aptidão física. Igualmente importante no mundo de hoje, também equipa seu filho com habilidades de autodefesa que capacitam seu filho quando ameaçado por um estranho, o valentão da escola, a pressão dos colegas ou algo assim.

Os alunos tradicionais de Karate estabelecem e cumprem metas, o que também lhes dá mais confiança na vida cotidiana. O Karate ensina como lidar com a pressão, aplicando um pouco de cada vez, para que você ultrapasse seus limites e se sinta bem em tentar algo que nunca imaginou que poderia.

Como resultado do treinamento tradicional de karatê, você ganhará equilíbrio e controle físico e mental. O controle é resultado de foco, concentração e confiança. Através dos esforços de treinamento repetitivo de karatê, as pessoas aprendem suas limitações – emoções como raiva e medo podem nunca deixar uma pessoa completamente, mas torna-se possível controlá-las

O “Karate Tradicional” tem 3 categorias principais que devem ser consideradas e valorizadas igualmente em qualquer aula de Karate tradicional. 

  • Kihon  (基本)

    • “Kihon” é um termo japonês que significa “básico” ou “fundamentos”. O termo é usado para se referir às técnicas básicas e é a base do Karate. Em outra palavra; Kihon pode ser considerado como o alfabeto do karatê. A prática do Kihon é essencial para todo treinamento avançado, e inclui a prática da forma correta do corpo e da respiração, enquanto pratica o básico como posturas (Dachi), socos (Tsuki), chutes (Geri), golpes (Uchi) e bloqueios (Uke).

  • Kata  (形)

    • “Kata” é frequentemente descrito como uma sequência definida de movimentos de karatê organizados em uma luta pré-organizada contra oponentes imaginários. O kata consiste em chutes, socos, raspagens, golpes e bloqueios. O movimento do corpo em vários kata inclui pisar, torcer, girar, cair no chão e pular.

  • Kumite  (組手)

    • No “Kata” aprendemos apenas os movimentos do corpo e o uso de técnicas para ataques e bloqueios com adversário imaginário. No “Kumite” aprendemos a aplicar todas as técnicas encontradas no “Kata” contra um ou vários adversários reais.

Shotokan

 

 

“Shotokan” (松濤館) foi o nome do primeiro dojo oficial construído por Gichin Funakoshi em 1936.

“Shotokan” também é composto por duas palavras em kanji diferentes:

1- Shoto (松濤), que significa “brisa de pinheiro”, “ondas de pinheiro”

  • “Sho” (松) significa “pinheiro”

  • “Para” (濤) significa “onda”

2- Kan (館) significa “casa”, “salão”, “o lugar”

Assim “Shotokan” (松濤館) significa a “Casa do Shoto”

“Shoto” era o pseudônimo de Funakoshi que ele usava em seus escritos poéticos e filosóficos e mensagens para seus alunos. Em homenagem ao seu sensei, os alunos de Funakoshi criaram uma placa que dizia Shōtō-kan, que eles colocaram acima da entrada do dojo (salão) onde Funakoshi ensinava. Gichin Funakoshi nunca deu um nome ao seu sistema, apenas chamando-o de “Karate”.

O treinamento Shotokan é geralmente dividido em três partes: Kihon (básico), Kata (formas ou padrões de movimentos) e Kumite (sparring). As técnicas de Kihon e Kata são caracterizadas por posturas profundas e longas que proporcionam estabilidade, permitem movimentos poderosos e fortalecem as pernas.

Shotokan é considerado uma arte marcial dinâmica, pois desenvolve técnicas anaeróbicas e poderosas, além de desenvolver velocidade.

O estilo Shotokan é facilmente reconhecido por suas técnicas diretas de soco, bloqueio e chute . Shotokan enfatiza a postura correta, alinhamento adequado das articulações e força de técnicas básicas repetitivas. As técnicas básicas são repetidas até que o karate-ka seja capaz de realizá-las adequadamente e isso se torne uma segunda natureza. O resultado de toda essa repetição é chamado de “Kime” (foco e poder).

O Karate Shotokan tradicional é um estilo japonês de karate que enfatiza a disciplina, concentração, respeito, desenvolvimento mental e espiritual. Através da prática, você aprenderá não apenas um método eficaz de autodefesa, mas também melhorará sua saúde, tornando-se mais apto física e mentalmente.

Dojo Kun

“Dojo Kun” é um termo japonês de artes marciais que significa literalmente “regras da sala de treinamento”. Eles geralmente são postados na entrada do Dojo ou na “frente” do dojo (shomen).

Em alguns estilos de artes marciais, eles são recitados no final de uma aula.

No karate Shotokan , o “Dojo Kun” (geralmente credenciado a Gichin Funakoshi ) serve como um conjunto de cinco princípios orientadores recitados no final de cada sessão de treinamento.

HITOTSU – JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Primeiro – Esforçar-se para a formação do caráter

HITOTSU – MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Primeiro – Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão

HITOTSU – DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Primeiro – Criar o intuito de esforço

HITOTSU – REIGI O OMONZURU KOTO
Primeiro – Respeito acima de tudo

HITOTSU – KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Primeiro – Conter o espírito de agressão

“Hitotsu” significa “um” ou “primeiro” e é anexado a cada regra para colocá-la no mesmo nível de importância que as outras.

 

Niju Kun

Mestre Gichin Funakoshi  acreditava que o ponto mais importante do Karate-do é “as questões espirituais e não físicas”. Ele discute os aspectos positivos e negativos do karate, dizendo-nos que o Karate-do pode ser mal utilizado se for mal compreendido.

Aqueles que querem aprender karatê devem entender o que o karatê realmente é. Em seguida, o aluno deve aprender a usar as técnicas e habilidades corretamente.

Mestre Funakoshi explicou sua filosofia original do Karate-do no “Niju Kun” ou “vinte preceitos”.

  1. 01 – Karate começa com um “Rei” (arco) e termina com um “Rei”

  2. 02 – No karatê, nunca ataque primeiro

  3. 03 – Aquele que pratica karate deve seguir o caminho da justiça

  4. 04 – Conheça a si mesmo primeiro, então você pode conhecer os outros

  5. 05 – O espírito e a mente são mais importantes que a técnica

  6. 06 – Esteja pronto para liberar sua mente

  7. 07 – O infortúnio vem da ociosidade

  8. 08 – Não pense que o que você aprende no karatê não pode ser usado fora do dojo

  9. 09 – Levará toda a sua vida para aprender karatê

  10. 10 – Coloque o karatê em sua vida cotidiana; é assim que você verá sua verdadeira beleza.

  11. 11 – Karate é como água quente; se você não der calor contínuo, ficará frio

  12. 12 – Não pense que você tem que vencer; pense, sim, que você não tem que perder

  13. 13 – Mova-se de acordo com seu oponente

  14. 14 – No conflito você deve discernir os pontos vulneráveis ​​dos pontos invulneráveis

  15. 15 – Considere as pernas e os braços do seu oponente como se fossem espadas letais

  16. 16 – Esteja sempre ciente de que você tem milhões de oponentes em potencial

  17. 17 – Para plena consciência na postura natural, você deve praticar a posição de prontidão como iniciante

  18. 18 – Praticar kata é uma coisa; envolver-se em uma luta real é outra

  19. 19 – Não esqueça:

      (1) Força e fraqueza do poder

      (2) Contração e expansão do corpo

      (3) Lentidão e velocidade das técnicas

20. 20 – Sempre crie e planeje

 

  1. 01- Karate-do wa rei ni hajimari rei ni owaru koto a wasaru na

  2. 02 – Karate ni sente nashi

  3. 03 – Karate wa, gi no taske

  4. 04 – Mazu onore o shire, shikashite ta o shire

  5. 05 – Gijitsu Yori Shinjitsu

  6. 06 – Kokoro wa hanatan koto o yosu

  7. 07 – Waza wai wa ketai ni seizu

  8. 08 – Dojo nomino karate para omou na

  9. 09 – Karate-do no shugyo wa isssho de aru

  10. 10 – Ara yuru mono ou karateka seyo; sokoni myomi ari

  11. 11 – Karate Wa Yu No Gotoku Taezu Netsu O Atae Zareba Motono Mizuni Kaeru

  12. 12 – Katsu kangae wa motsuna; makenu kangae wa hitsuyo

  13. 13 – Tekki ni yotte tenka seyo

  14. 14 – Tattakai wa kyo-jitsu no soju ikan ni ari

  15. 15 – Oi para não te-ashi wa ken para omoe

  16. 16 – Danshi mon o izureba hyakuman no teki ari

  17. 17 – Kamae wa shoshinsha ni atowa shizentai

  18. 18 – Kata wa tadashiku, jisen wa betsumono

  19. 19 – Chikara no kyojaku tai no shinshuku waza no kankyu

  20. 20 – Tsune ni shinen ku fu seyo

Rei (saudação)

As aula de KARATE começam e terminam com a prática do “Rei” (curvatura). Então é sempre praticado e lembrado. A sua importância é ainda mais realçada quando se inicia o treino de ” Kumite ” .

Somente aqueles que entendem a profundidade de seu significado alcançam um alto nível de proficiência. O Karate-Do é uma arte marcial e como tal não tem fim nem explicação em si. É através de um processo de treino árduo e disciplina rigorosa que tentamos compreender e alcançar o Caminho ( Do ).

Mestre Funakoshi  estava plenamente consciente da importância do “Rei”, pois muitas vezes ele lembrava seus alunos dele e um dos vinte princípios ( Niju Kun ) é que o Karate começa com “Rei” e termina com “Rei”.

O “Rei” pode ser definido como a vontade de estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua, boa vontade, compreensão e respeito aos sentimentos individuais, demonstrando respeito.

O “Reigi “ (maneiras) é a forma de expressar este conceito. Quem aprende Karate-Do deve entender a profundidade do significado de “Rei” e sempre se comportar de acordo com os princípios do “Reigi”.

Em outro significado, “Rei” é uma cerimônia ou uma formalidade em que duas pessoas que se enfrentam trocam sinais mútuos de respeito e confiança.

Saho

“Saho”  significa “etiqueta adequada” e é a forma de como executar corretamente o “Rei” no treino ou no Kumite.

No Kumite, dois parceiros se enfrentam, na posição “Shizentai Hachiji Dachi”, depois passam para “Musubi Dachi” (calcanhares juntos), o atacante (Semete) aproximando o pé direito do pé esquerdo e o defensor (Ukete) seu pé esquerdo para o direito. Eles se olham nos olhos por um momento. Em seguida, inclinando-se para frente com a parte superior do corpo reta, em um ângulo de aproximadamente 30 graus com visão total da parte inferior do corpo do oponente sem olhar para nenhum ponto específico (um segundo). Eles se endireitam, se olham nos olhos e então retomam a postura “Shizentai Hachiji Dachi”.

Por exemplo, em “Gohon Kumite“, “Sanbon Kumite” e “Kihon Ippon Kumite“, a uma certa distância (Maai) de “Shizentai Hachiji Dachi”, o atacante (Semete) recua com o pé direito (ou esquerdo) para “Zenkutsu Dachi” , “Hidari” ou “Migi” “Gedan Barai” e informa seu oponente do alvo e tipo de ataque, enquanto o defensor (Ukete) mantém sua posição. O atacante (Semete) ao dar um passo para trás para se posicionar está exibindo um ” Reigi ” (maneiras) para seu oponente. Por outro lado, ao treinar em técnicas básicas (que não envolvem um oponente), os praticantes avançam para se posicionarem para exibir seu espírito de luta.

Após o defensor ter completado seu contra-ataque, tanto o atacante quanto o defensor um novamente retornam às suas posições iniciais de “Shizentai Hachiji Dachi” inspirando enquanto traz o pé deslocado para trás, depois expirando enquanto tensiona o abdômen (HARA) com a sensação de que o “Ki ” está no abdome inferior pronto para o próximo movimento.

É de extrema importância que a respiração esteja ligada ao movimento adequado e à consciência da situação, seja executando o “Rei”, tomando uma posição, ou praticando “Kumite”. Lembre-se sempre que a respiração tem uma influência muito grande não só na saúde, mas também no físico, na habilidade, no nível técnico (potência e velocidade) e no cérebro.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro