Kumite

“Kumite” (組手) traduzido literalmente significa “mãos agarradas” ou em outra palavra significa “luta” e é uma das três seções principais do treinamento de karatê, junto com “Kata” e “Kihon”. “Kumite” é a parte do karate em que uma pessoa treina contra um ou mais adversários, usando as técnicas aprendidas com o “Kihon” e o “Kata”.

No ” Kata” aprendemos apenas os movimentos do corpo e o uso de técnicas para ataques e bloqueios com adversário imaginário. No “Kumite” aprendemos a aplicar todas as técnicas encontradas no “Kata” contra um ou vários adversários reais. A importância do “Kata” e do “Kumite” no Karate-do pode ser comparada às duas rodas de uma carroça.

Quando o Karate era originalmente praticado em Okinawa, o treinamento era principalmente Kata com ocasionais chamados “Kake-Dameshi” (testes de força), para técnicas de tsuki (socos) e uke (bloqueio). É somente após a introdução do Karate no Japão pelo mestre ” Funakoshi”  que uma forma elementar de Kumite começou a ser praticada e a mesma importância foi dada ao Kata e ao Kumite.

Como o mestre Funakoshi escreveu em seus 20 princípios (Niju Kun) : “O Karate começa com Rei e termina com Rei”. Sua importância é enfatizada ainda mais quando se inicia o treino de kumite.

O Kumite é dividido em dois grupos principais:

 

1- Yakusoku Kumite  (Kumite pré-determinado)

Neste tipo de kumite a técnica de ataque e o alvo são pré-determinados e possuem as seguintes características:

  • Técnicas, local dos ataques, Semete (atacante) e Ukete (defensor) são pré-determinados

  • Neste tipo de kumite o atacante (semete) indica claramente o alvo antes de lançar seu ataque. Se o defensor (Ukete) falhar em bloquear o ataque ou bloquear tarde demais e o contato for feito, o atacante estará livre de qualquer responsabilidade (exceções devem ser feitas para diferenças na habilidade técnica, idade e força)

  • Enfatizamos o treinamento de técnicas básicas

  • Adquirimos a preparação física (Migamae) e mental (Kigamae) para a execução de uma técnica

  • Nós nos concentramos na respiração adequada ao usar as técnicas de passos (Unsoku)

  • Visamos a execução adequada de ampla gama de técnicas

  • adquirimos os princípios básicos mais importantes da luta que são:

    • Maai (distância e tempo)

    • Tenshin (rotação do corpo e mudança de direção, deslocamento do corpo)

    • Tai Sabaki (mudança de corpo, movimento do corpo e esquiva)

    • Unsoku (andando)

    • Zanshin (consciência)

2- Jiyu Kumite (Kumite livre)

Neste tipo de kumite, os praticantes são livres para testar suas habilidades empregando as técnicas de ataque e bloqueio de sua preferência e possui as seguintes características:

  • Ataques e bloqueios são livres. Este é o passo final no kumite. Ataques e bloqueios são usados livremente sem aviso prévio.

  • Todas as técnicas, incluindo: “Zuki”, “Uke”, “Geri” e outras técnicas devem ser controladas e o contato total é estritamente proibido.

  • “Jiyu Kumite” é dividido em: ” Kyogi Kumite ” (esporte) e ” Shiai Kumite ” (Budo).

Cada um dos ” Yakusoku Kumite ” e ” Jiyu Kumite ” tem diferentes subgrupos:

Yakusoku Kumite

    1. 1 – Tanren Kumite:

      • Gohon Kumite

      • Sanbon Kumite

      •  
    2. 2 – Kihon Kumite:

      • Kihon Ippon Kumite

      • Kaeshi Ippon Kumite

      •  
    3. 3 – Yakusoku Jiyu Kumite:

      • Jiyu Ippon Kumite

      • Okuri Jiyu Ippon Kumite

    4. 4 – Oyo Kumite:

      • Happo Kumite

      • Kumite Kata

  1. Jiyu Kumite

    • Kyogi Kumite (Esporte)

    • Shiai Kumite (Budo)

Tanren Kumite

A principal razão da prática do “Tanren Kumite” (treino ou sparring) é adquirir a preparação Física (Migamae) e Mental (Kigamae) para a execução de uma técnica e respiração adequada (Kokyu Ho) ao utilizar as técnicas de stepping (Unsuku).

No “Tanren Kumite”, “Semete” (atacante) e “Ukete” (defensor) se encaram a certa distância e executam suas técnicas alternadamente.

Tanren Kumite” é dividido em “Gohon Kumite” e “Sanbon Kumite“.

Notas:

  1. 1 – Os quadris devem permanecer baixos.

  2. 2 – Mantenha sua confiança, mesmo que o invasor esteja correndo.

  3. 3 – Deve manter a mente calma e reagir sem emoção.

  4. 4 – Ao dar um passo para trás e bloquear, lembre-se sempre de que as técnicas são usadas com o quadril e o corpo e não apenas com as mãos.

  5. 5 – Após o último ataque, contra-ataque (Gyaku Zuki) e “Kiai” serão executados por “Ukete”.

  6. 6 – Alvo em “Chudan Zuki” é ” Suigetsu ” (Plexus Solar).

  7. 7 – Após desferir o soco final (Gyaku Zuki), o defensor mantém a posição completada por 2 ou 3 segundos. Isso ajudará a treinar e desenvolver os músculos usados ​​ao realizar a técnica no lado físico e Zanshin (consciência) no lado mental.

Kihon Kumite

A principal razão de praticar “Kihon Kumite” (sparring básico) é aprender diferentes posturas enquanto executa técnicas básicas, como mudança de corpo, posturas adequadas, habilidades técnicas ofensivas e defensivas com respiração adequada e postura corporal, força e espírito.

No “Kihon Kumite” atacante e defensor se enfrentam a certa distância e executam suas técnicas alternadamente conforme pré-acordado.

O ” Kihon Kumite ” é dividido em ” Kihon Ippon Kumite ” e ” Kaeshi Ippon Kumite “.

Yakusoku Jiyu Kumite

Ao contrário de ” Tanren Kumite” e ” Kihon Kumite“, em “Yakusoku Jiyu Kumite” (sparring livre pré-determinado) é mais realista, pois não há distância específica entre o atacante e o defensor e as técnicas são trocadas tão rápido e tão fortemente quanto as habilidades vão permitir.

Praticar “Yakusoku Jiyu Kumite” melhorará o “Tai Sabaki” (mudança do corpo, movimento do corpo), “Tenshin” (rotação do corpo), “Maai” (distância e tempo) e “Zanshin” (consciência). Esse tipo de kumite é para dominar os componentes essenciais do combate real.

” Yakusoku Jiyu Kumite ” é dividido em ” Jiyu Ippon Kumite ” e ” Okuri Jiyu Ippon Kumite “

Gohon Kumite

Gohon Kumite (kumite de cinco passos) é a forma básica de treinar técnicas fundamentais que ensinam Migamae (prontidão física), Kigamae (preparação mental), formas de respiração e Unsuku (movimento e passos). Neste Kumite os alvos permanecem os mesmos para todos os ataques consecutivos.

O Migamae (prontidão física) consiste nas técnicas de “Tsuki” e “Uke”. Observe que, independentemente da potência e das posições, as posturas e posturas dos quadris e pernas devem manter uma posição firme e forte ao atacar ou defender.

OKigamae (preparação mental) envolve os aspectos mentais como espírito de luta, atitude mental, tenacidade, perseverança, concentração, frieza e confiança. Tudo depende dos esforços do indivíduo.

No Gohon Kumite a execução de “Tsuki” e “Uke” entre os dois parceiros é baseada em técnicas fundamentais simples e deve ser praticada com a maior seriedade.

Postura corporal 

Ao executar, devemos ter a sensação de que a coroa da cabeça está pressionada para cima. A parte superior do corpo e a cabeça devem estar retas com o nariz e o umbigo na mesma linha vertical com o queixo puxado para trás. Este é um princípio geral que também se aplica a “Kata” e “Kihon”.

Método de execução

Atacante (Semete), ao assumir a posição de prontidão, anuncia o alvo e então inicia seu ataque, realizando cada golpe sucessivo não apenas com velocidade e força, mas também empregando a forma adequada. Movimentos súbitos e rápidos de pernas e quadris são cruciais ao atacar e cada um dos cinco ataques individuais deve ser desferido no espírito significado pela expressão “Ikken Hissatsu” (matar com um único golpe).

O movimento deve ser executado rapidamente e cinco vezes em sequência e após o 5º ataque, um contra-ataque (Gyaku Zuki) e “Kiai” serão executados pelo “Ukete”. O defensor (Ukete) deve possuir um espírito de luta e bloquear cada ataque totalmente sem reagir com pressa ou velocidade excessiva.

O Gohon Kumite deve sempre ser praticado tanto do lado esquerdo quanto do lado direito.

Sanbon Kumite

Como método básico de treinamento, o Sanbon Kumite (Kumite de três passos) é idêntico ao Gohon Kumite nos benefícios que oferece no que diz respeito ao desenvolvimento de “Migamae”, “Kigamae”, “Unsuku”, respiração (Kokyu Ho) e poder físico (Kime).

Os ataques são executados consecutivamente com técnicas diferentes e em níveis diferentes (Jodan, Chudan e Gedan), três vezes “Jodan Zuki”, “Chudan Zuki” e “Mae Geri”. O defensor, a cada vez, usa uma técnica de bloqueio adequada e contra-ataca imediatamente após o terceiro Uke com Kiai.

Gostaríamos de lembrar que no Gohon Kumite, o atacante repete o mesmo ataque 5 vezes (Jodan ou Chudan) no mesmo nível. O defensor usa o mesmo bloqueio 5 vezes e contra-ataca (Gyaku Zuki) imediatamente após o último com Kiai.

Em comparação com o Gohon Kumite, não desenvolve na mesma medida, a resistência física e o “Migamae”, mas concentra-se principalmente no “Kigamae” (preparação mental) e no desenvolvimento do equilíbrio durante os movimentos. A vantagem deste KUMITE reside na sua eficácia como método de treino completo para manter o equilíbrio durante um movimento contínuo e deve ser executado de ambos os lados.

Método de execução

Assim como o Gohon Kumite, o atacante deve manter o “Migamae” e o “Kigamae” e deve avisar o defensor dizendo: “Jodan, Chudan, Mae Geri”, então concentrando sua mente no baixo ventre, ataca sucessivamente com força e com a preocupação com a precisão. Tanto Semete (atacante) quanto Ukete (defensor) devem sempre possuir o espírito de luta e fazê-lo explodir em cada ataque e defesa. O defensor, com igual determinação, deve observar cuidadosamente a respiração e o movimento de seu oponente.

O Sanbon Kumite deve sempre ser praticado tanto do lado esquerdo quanto do direito.

Respiração

A respiração adequada é essencial tanto para Semete (atacante) quanto para Ukete (defensor). Seja no ataque ou no bloqueio, cada um deve inspirar durante os primeiros três quartos de cada passo e expirar durante os quartos finais do passo enquanto executa simultaneamente a técnica de ataque e/ou bloqueio. Essa forma de respirar é chamada de “Gyaku Shiki Kokyuho” (respirar no sentido oposto).

Kihon Ippon Kumite

“Kihon Ippon Kumite” (kumite básico de um passo) é um método de treinamento projetado para ajudar os praticantes a aprender corretamente uma série de habilidades técnicas básicas, como Sabaki (passos e esquivas), deslocamento do corpo, posturas adequadas e técnicas básicas de ataque e defesa ( Kihon).

Ao praticar este tipo de Kumite, é importante que todas as técnicas sejam executadas corretamente com respiração adequada e posturas corretas, caso contrário; técnicas, poder e espírito correto não podem ser alcançados. Manter a postura correta não só relaxa o corpo, como transmite requinte, dignidade, formalidade e apelo estético.

Para praticantes mais avançados, este método de treinamento também é adequado para o desenvolvimento de Zanshin (um estado de preparação física e mental), Saho (etiqueta), Yomi (percepção, sabedoria) e a capacidade de “ler” a respiração e o movimento de um oponente.

Método de execução

No Kihon Ippon Kumite a técnica de ataque e o alvo são predeterminados e os ataques são lançados um de cada vez. O atacante (Semete) após informar o defensor de um alvo, concentra o foco no baixo-ventre e lança um ataque contundente com a intenção de derrubar seus oponentes com um único golpe ( Ikken Hissatsu ).

  • Atacante (Semete) 

Ao atacar, a maior importância na posição de prontidão é a capacidade de ler a respiração do seu oponente, localizar uma oportunidade para atacar e aproveitá-la.

  • Defensor (Ukete)

O defensor deve manter um nível de espírito superior ao do atacante e exercitar a paciência enquanto aguarda o golpe do atacante. Assim que o ataque começar, o defensor deve mover-se simultaneamente para a direção correta enquanto efetivamente bloqueia e assume uma postura adequada e, no final, desferir prontamente um contra-ataque.

Após finalizar o contra-ataque, o defensor mantém a posição completada por 2 a 3 segundos. Isso ajudará a treinar e desenvolver os músculos usados ​​na execução da técnica. Então o atacante silenciosamente retorna para Yoi (Hachiji Dachi Shizentai) enquanto inspira, então exala profundamente enquanto concentra o foco no baixo-ventre (Hara) e relaxa em preparação para o próximo ataque.

À medida que o atacante retorna silenciosamente a Yoi, o defensor se move em sincronia, inspirando enquanto retorna a Yoi e expirando enquanto aperta seu corpo. Durante este movimento, é importante permanecer o mais relaxado possível.

Observe que o defensor deve se esforçar para alcançar uma harmonia com o atacante em termos de movimento, respiração e uso de força e deve constantemente olhar profundamente nos olhos do atacante.

A prática repetida do Kihon Ippon Kumite permite o domínio não apenas de “Zanshin” (consciência) e “Saho” (etiqueta), mas também apoia o desenvolvimento futuro da capacidade de “ler” e dos movimentos do oponente.

Kihon Ippon Kumite deve sempre ser praticado tanto do lado esquerdo quanto do direito.

Kaeshi Ippon Kumite

“Kaeshi Ippon Kumite” (ataque e contra-ataque kumite de um passo) compartilha uma relação de irmão com “Kihon Ippon Kumite” (kumite de um passo) e os objetivos de ambos são basicamente os mesmos.

“Kaeshi Ippon Kumite” combina as habilidades técnicas desenvolvidas através do “Tanren Kumite” (treino de kumite) e os padrões de movimento adquiridos através do ” Kihon Ippon Kumite ” (kumite básico de um passo).

O objetivo deste tipo de kumite é desenvolver agilidade e velocidade ao iniciar uma técnica.

Método de execução:

Como o “Kihon Ippon Kumite”, o defensor (ukete) deve observar cuidadosamente seu oponente e reagir de acordo no instante em que seu oponente começa a avançar e bloquear adequadamente o ataque dando um passo para trás. Então, o defensor (ukete) avança instantaneamente enquanto lança um contra-ataque. Neste momento, o atacante (semete) dá um passo para trás ou para o lado e bloqueia o contra-ataque do defensor, seguindo com um contra-ataque final como em “”Jiyu Ippon Kumite” (kumite de um passo estilo livre) e um “Kiai “. Tanto o atacante quanto o defensor se posicionam em posição de sparring livre após o contra-ataque final ter sido realizado pelo atacante inicial.

Kaeshi Ippon Kumite deve sempre ser praticado tanto do lado esquerdo quanto do direito.

Características:

As principais características que distinguem o “Kaeshi Ippon Kumite” de outros Kumite são as seguintes:

  1. O atacante inicial entrega o contra-ataque final

  2. Atacante (semete) lança seu ataque diretamente da posição “Shizentai Hachiji Dachi”.

  3. O atacante (semete) estaria livre para usar a mão esquerda ou direita, ou “Gyaku Zuki” (soco reverso), desde que o golpe fosse direcionado ao local indicado. Se, no entanto, o atacante pretende usar um “Geri” (técnica de chute) ele deve informar seu oponente do tipo de chute que será usado.

  4. O defensor (ukete) desfere o contra-ataque dando um passo à frente . Em outro tipo de kumite o contra-ataque será executado a partir da posição em que o bloqueio foi realizado pelo defensor (ukete).

Benefícios:

Um dos fatores mais importantes nas artes marciais é o movimento das pernas. O treinamento “Kaeshi Ippon Kumite” ajudará a desenvolver a força das pernas, agilidade e velocidade de movimento

Observe que os praticantes mais velhos devem se exercitar com cautela, pois esse treinamento é bastante extenuante (difícil, difícil e exaustivo).

Jiyu Ippon Kumite

“Jiyu Ippon Kumite” (kumite de estilo livre de um passo) representa um treinamento preparatório para “Jiyu Kumite” (kumite de estilo livre) que se aproxima muito das condições do Jiyu Kumite.

” Tanren Kumite” (treino de kumite) e ” Kihon Kumite” (kumite básico) possibilita aos praticantes desenvolver os fundamentos de força física (Migamae), força mental (Kigamae), postura e gama de capacidades técnicas corretas essenciais para o karate, mas sem o conhecimento de como usar o deslocamento do corpo (Tai Sabaki), rotação do corpo (Tenshin) e Maai (distância mantida entre os adversários durante o sparring) em termos de tempo e espaço, treinar esses tipos de kumite (Tanren Kumite e Kihon Kumite) sozinho não será eficaz ao enfrentar um oponente em movimento.

O atacante deve desferir seu ataque com a força e o espírito pretendidos pela expressão “matar com um único golpe” (Ikken Hissatsu). O defensor deve observar cuidadosamente o movimento de seu oponente e deve esperar até o último momento possível antes de mudar instantaneamente e contra-atacar.

Método de execução:

O atacante (Semete) informa seu oponente do alvo a partir de uma postura livre de sparring e quando sente que o Maai (distância) e o tempo são adequados, lança um ataque. 

O defensor (Ukete) tem a opção de:

  • Mover-se de acordo em resposta enquanto bloqueia o ataque e depois segue com o contra-ataque.

  • Simultaneamente contra-atacar enquanto muda seu corpo.

Se o defensor (Ukete) permanecer no mesmo local de onde desferiu o contra-ataque, ele estaria dentro do alcance de ataque fácil do atacante, portanto, ao completar o contra-ataque, o defensor deve escolher um dos seguintes cenários:

  • Distanciar-se imediatamente de seu oponente.

  • Fechar a distância movendo-se diretamente ao lado do atacante.

Tanto o atacante quanto o defensor devem determinar como aproveitar ao máximo a única chance que eles têm de atacar ou defender.

Nota 1

Quando praticantes experientes praticam este tipo de kumite, o atacante lê a respiração do oponente. Ele pode cronometrar seu ataque para o instante em que o defensor começar a inalar. É importante que o defensor não permita que sua respiração seja lida pelo atacante. Isso pode ser alcançado mantendo uma postura adequada e usando o abdômen para controlar a respiração.

Nota 2

O atacante também pode empregar técnicas como falsa partida para quebrar a concentração de seu oponente ou pegá-lo desequilibrado. O defensor não deve ser enganado por tais truques. Isso requer o desenvolvimento de coragem mental que lhe permita esperar até o último instante possível antes que o ataque do atacante faça contato, juntamente com treinamento suficiente no uso da rotação do corpo (Tenshin) e deslocamento do corpo (Tai Sabaki).

Características:

  • O movimento das pernas  e o deslocamento do corpo (Tai Sabaki) que seguem imediatamente a entrega de cada contra-ataque têm uma importância particular.

  • Muitas vezes serve como uma ponte entre “Kihon Kumite” e “Jiyu Kumite”.

  • No “Tanren Kumite” e no ” Kihon Kumite “, o Maai (distância) permanece constante, mas no “Jiyu Ippon Kumite” a distância é mais fluida e muda constantemente

  • Em “Tanren Kumite” e ” Kihon Kumite “, o defensor usa sua própria força para bloquear o ataque do oponente e então lança seu contra-ataque. No entanto, no “Jiyu Ippon Kumite” o defensor aproveita a potência do adversário, combinando com sua própria força e habilidade técnica para deslocar seu corpo (Tai Sabaki) em resposta ao ataque e depois seguir com um contra-ataque. É este aspecto do “Jiyu Ippon Kumite” que o distingue do “Tanren Kumite” e do “Kihon Kumite”

Força do oponente + Força própria = Força Harmonizada.

“Força Harmonizada” se traduz em contra-ataque de força dobrada.

  • Ao deslocar o corpo, é importante distinguir claramente entre o pé giratório e o pé que se move. Os praticantes devem manter a sensação de que uma única folha de papel é tudo o que separa a parte inferior do pé em movimento do chão.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro